Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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AÇÕES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS CONTRA O FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO: LUTAS E ENFRENTAMENTOS

Rosilda Costa Fernande, Arlete Ramos dos Santos

Resumo


A presente pesquisa é parte da dissertação de mestrado, cujo objetivo foi investigar as ações dos movimentos sociais contra o fechamento de escolas do campo em dois Territórios de Identidade da Bahia, Médio Rio das Contas — munícipio de Jequié — e Sudoeste Baiano — municípios de Anagé, Barra do Choça e Vitória da Conquista. Trata-se de uma pesquisa exploratória com base no Materialismo Histórico Dialético, método que permite fazer uma reflexão da realidade social diante das contradições entre capital e trabalho (MARX, 2008). Os resultados evidenciaram que as ações dos movimentos sociais tiveram grande relevância para a implementação das políticas educacionais do campo. Entretanto, mesmo diante da atuação das organizações sociais, o Estado mantém a política de fechamento de escolas em espaços rurais. No discorrer da investigação, identificamos que o Estado tem o poder de manipular o discurso, convencendo a comunidade (sobretudo aquela sem muitos esclarecimentos) sobre a necessidade de fechar a escola e do remanejamento dos alunos para outros espaços educacionais. A pesquisa revelou que devido a atual conjuntura política os movimentos sociais estão vivenciando um processo de arrefecimento e desmobilização no cenário de suas atuações. Nesse sentido, compreendemos que os movimentos sociais do campo de luta e de resistência no país se organizaram ao longo da história e precisam constantemente se (re) organizarem, a fim de impedir que o Estado retire direitos legitimados. Assim, apesar dos inúmeros desafios, dificuldades e problemas que a sociedade capitalista traz, é preciso continuar na luta social para que se possa garantir o fortalecimento dessas organizações. 

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