Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PEDAGOGIA DECOLONIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÕES DOCENTES

Yone Alves de Souza, Odair Ledo Neves, Romário Pereira Carvalho

Resumo


O presente resumo tem como objetivo geral, compreender a percepção docente em relação às práticas antirracistas na educação infantil, bem como analisar a questão da diversidade étnico-racial no chão da instituição, e refletir sobre possibilidades de uma pedagogia decolonial. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com caráter exploratório, como técnicas de coletas de evidências, foram feitos levantamentos bibliográficos e questionários via Google forms, com perguntas abertas e fechadas. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professoras da Educação Infantil, atuantes na rede municipal de ensino de Cristalina-Go. Diante da pesquisa, evidenciou-se que a percepção das professoras, em relação ao tema é de fundamental importância para sua formação inicial e continuada. Foi perceptível que a diversidade étnica já acontece no espaço escolar, 40% das docentes trabalham em datas comemorativas, 40% diariamente, 10% mensalmente e 10% quinzenalmente. Outro ponto importante sobre o resultado da pesquisa é em relação ao racismo na infância, 30% das entrevistadas acreditam não existir racismo na infância, algo que denuncia a urgência em abordar a questão de forma fundamentada e com maior frequência nos espaços escolares. No tocante a abordagem da diversidade étnico-racial no currículo escolar, 80% afirmaram que a questão é contemplada e 50% delas acreditam que não há dialogo contundente sobre a temática. Portanto, conclui-se que a diversidade étnico-racial, precisa ser dialogada de forma mais incisiva e crítica no espaço da educação, sendo necessário e urgente construir outras pedagogias para além da hegemônica. Desta forma, buscando valorizar outras formas de produzir conhecimento, percebendo o epistemicídio e o racismo enraizado em nossas práticas no ambiente escolar, promovendo práticas antirracistas efetivas para a construção de uma educação diversa, de fato. 

Texto Completo: PDF
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor