Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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LETRAMENTO RACIAL: APORTE PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE

Aline Santos da Costa, Ester Maria de Figueiredo Souza

Resumo


Essa proposta tem por objetivo, sem visar por ora uma síntese conclusiva, explorar as possibilidades que o enfoque teórico da temática do letramento racial oferece a pesquisadores e pesquisadoras de distintos campos do conhecimento, a mobilização de conceitos para reflexões nas pesquisas em educação com enfoque na diversidade e em um projeto de educação antirracista. Considerando que a questão sobre diversidade é um desafio para toda a comunidade escolar, pois tal tema muitas vezes é tratado de forma pontual, como por exemplo, em datas comemorativas, propomos debater a complexidade do mesmo por meio de uma discussão mais aprofundada, visto que comportamentos e discursos preconceituosos são cotidianamente vivenciados nesse espaço e causam prejuízos para as crianças, em especial, as negras. Nas pesquisas educacionais o enfoque do letramento racial convida para uma reflexão sobre as questões raciais e propõe um caminho que contribua para a desconstrução dos paradigmas existentes. Portanto é importante que os professores sejam letrados racialmente para que se atentem às questões sobre diversidade no espaço escolar, repensando suas práticas, currículos que por vezes carregam bases eurocêntricas que reforçam a desigualdade e o desrespeito à diversidade. Desse modo, em percuto de reelaboração, indicamos referencias de pesquisadores da área e, com tratamento na exploração cunho bibliográfico, embasando-se em leituras e pesquisas recentes, expomos as possibilidades que o letramento racial propõe para a formação docente e interpretação de dados nas pesquisas em educação. 

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