Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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A PRESENÇA DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM AUTISMO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: EXPECTATIVAS E OPINIÕES DE PAIS, PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Raelen Brandino Gonçalves

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi o de analisar expectativas de professores, pais e profissionais de saúde a respeito da educação escolar de crianças diagnosticadas com autismo. A relevância consiste em poder reconhecer, com base na obra de Erving Goffman que as expectativas se tornam configuradoras dos sujeitos e isso é fundamental para o relacionamento da escola com a criança que carrega em si o estigma do diagnóstico. A pesquisa foi realizada em um Município da Grande São Paulo a partir de identificação prévia de escola pública municipal com um maior número de diagnósticos que mencionavam o Transtorno do Espectro Autista, TEA. Após a identificação de cinco crianças e seus familiares, foram mobilizados professores e profissionais da saúde que trabalharam com as crianças selecionadas. Dentre os profissionais da saúde foram abordadas uma neurologista, uma fisioterapeuta, uma fonoaudióloga e uma psicóloga. A metodologia consistiu na realização de entrevistas com os pais de forma semiestruturada, em três momentos acrescentando um quarto encontro para uma roda de conversa. Com os professores, do infantil e do fundamental e também com os profissionais da saúde as entrevistas foram realizadas em dois momentos. Os resultados apontaram expectativas para a escolarização, mas não apenas para ela.

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