Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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A CENTRALIDADE DAS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NAS TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (2013-2017)

Daniela da Mota Porto, Larissa Monique de Souza Almeida Ribeiro

Resumo


Este artigo é um desdobramento da pesquisa do trabalho de conclusão de curso, que visou mapear as produções científicas brasileira e identificar as dissertações de mestrado e as teses de doutorado defendidas no Brasil no período de 2013 a 2017, publicadas no banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que investigaram a Infância na Educação Infantil do Campo. Para tanto, teve como metodologia, a pesquisa de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico do tipo Estado da Arte (ROMANOWSKI E ENZ, 2006; FERREIRA, 2002) que é um estilo de mapeamento que possibilita o conhecimento ou reconhecimento de estudos que estão sendo, ou já foram realizados em diferentes épocas e lugares. Assim, para o levantamento dos dados foram analisados os títulos e os resumos das dissertações e das teses no banco da CAPES que é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Deste modo, a presente pesquisa anuncia e denuncia a urgência nas pesquisas sobre as crianças pequenas residentes no campo e sua educação institucionalizada, quando demandada pelas populações do campo. O debate de Educação Infantil do Campo abre visibilidade para que se discutam as Infâncias do Campo e Políticas Públicas educacionais. 

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