Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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ESCOLAS PÚBLICAS (DES)CONECTADAS: A REALIDADE DAS INSTITUIÇÕES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE UM MUNICÍPIO DA BAHIA

Carina Marjorie Garcia Melo, Lívia Andrade Coelho

Resumo


A difusão das tecnologias digitais no Brasil foi acelerada a partir da década de 1990 e, desde então, inúmeras políticas públicas foram implementadas, a fim de democratizar o acesso à internet para alunos de escolas públicas. Nosso objetivo nesse artigo é analisar a qualidade da internet banda larga ofertada através do Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) nas escolas da rede estadual de ensino do município de Itabuna/BA. Tal análise decorre de uma pesquisa em andamento, realizada no período de setembro de 2020 a março de 2021, através do Programa Iniciação Científica/UESC, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. A presente pesquisa tem abordagem qualitativa, pois as especificidades do processo passarão por várias formas de investigação que Creswell (2010, p. 209) denomina de “interpretativa”, onde “os pesquisadores fazem uma interpretação do que enxergam, ouvem e entendem”. A produção de dados foi realizada através do Censo Escolar/INEP (2020), da página na internet intitulada Diagnóstico da Conectividade na Educação, pesquisa bibliográfica e contato com os gestores das escolas. Como resultado parcial, verificamos que a maioria das instituições de ensino pesquisadas, mesmo possuindo laboratório de informática, apresenta baixa velocidade de internet e quantitativo de equipamentos insuficientes para atender a demanda.

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