Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO E A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA PERSPECTIVA DE UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL

Marisete Alves da Silva Araujo, Dinalva de Jesus Santana Macêdo

Resumo


Este artigo apresenta reflexões e indagações acerca do currículo escolar e as interfaces com a temática racial, com foco especificamente para as identidades negras, que historicamente têm sido negadas e silenciadas por um currículo hegemônico sobre o domínio da cultura e supremacia branca. Com base em uma pesquisa bibliográfica de mestrado em desenvolvimento, a discussão referenda-se nos estudos da pedagogia decolonial, tendo em visita questionar o pensamento da colonialidade do poder, do saber e do ser que é propagado nos currículos e nas práticas educativas. As reflexões e indagações suscitadas fazem parte de um movimento que exige desobediência epistêmica, para transgredir o modelo de educação e de currículo colonizador que historicamente exclui e produz desigualdades.

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