Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NA AMAZÔNIA PARAENSE

Karolina Carvalho do Amarante, Gilberto César Lopes Rodrigues

Resumo


 O texto traz reflexões iniciais do desenvolvimento da pesquisa de mestrado acerca do ensino das relações étnico-raciais (ERER) na perspectiva da Lei n° 11.645/08 nos cursos de pedagogia da UFPA, UFOPA, UFRA e UNIFESSPA. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica, tendo como lócus as universidades públicas federais situadas no Estado do Pará. Pretende-se desvelar em que medida os futuros pedagogos saem preparados para satisfazer as orientações das leis antirracistas e, quais as lacunas e desafios presentes para a efetiva implementação de uma educação antirracista. Os resultados iniciais apontam que a temática da educação das relações étnico-raciais são formulações políticas e sociais frutos de lutas e conquistas dos movimentos sociais no enfrentamento ao racismo em prol da emancipação social. 

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