Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A HORTA SUSPENSA COM RESIDUOS SOLIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL/SUSTENTAVEL COMO RECURSO DE ENSINO/APRENDIZADO NA ESCOLA DO CAMPO MUNICIPAL TEXANA EM ITAPETINGA-BA

Daelcio Mendonça, Claudia Tavares, Maria Aparecida De Oliveira, Maria Senhora Lacerda de Brito

Resumo


O presente trabalho relata a construção de uma horta suspensa que ocorreu na Escola Municipal do campo Texana que serviu de embasamento das teorias trabalhadas ao longo do ano letivo, tratando assim do resultado da prática vivenciada pelos alunos em seu cotidiano, proporcionando a reflexão sobre educação e desenvolvimento sustentável. O objetivo foi proporcionar momentos de aprendizagem e sensibilização coletiva de consciência sócio/ambiental. Essa atividade se deu em etapas e foi importante no crescimento intelectual dos alunos no conhecimento sobre alimentos saudáveis também no preparo e qualidade da merenda. Logo se buscou através desta ação que foi a construção da horta, transmitir os conceitos de sustentabilidade e reciclagem. Todos os agentes envolvidos (alunos, professores e bolsistas do PIBID) trabalharam no manejo e reutilização de resíduos sólidos, favorável à redução da degradação do solo, ao mesmo tempo em que possibilitou o reaproveitamento das garrafas PET e canos de PVC na maioria das vezes despojados na natureza e de difícil absorção. Portanto a horta por ser um assunto rico em informações permitiu aos alunos vivenciarem um laboratório vivo e livre em acessibilidade desenvolvendo estímulos para a construção de outros espaços sustentáveis, com isso a construção de possibilidades de novas idéias desenvolveu o senso de exploração, criatividade, participação e a interação social. Para isso a educação ambiental/sustentável requer planejamento, pesquisa, comprometimento sobre o meio em que vivemos além de promover a formação de educandos mais conscientes de sua responsabilidade ambiental. Em destaque o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência-PIBID e a contribuição do Programa de Serviço Nacional de aprendizagem Rural (SENAR), proporcionou a todos os bolsistas, muitos conhecimentos, colocando-os a par do que é o “ensinar e o aprender”, mas o processo de aprendizado é sempre continuo e inovador.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor