Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Contribuições do PIBID na formação e prática docente

JORSINAI ARGOLO SOUZA, DENISE CARVALHO SANTOS, VALDICÉLIA SANTOS CHAVES

Resumo



Este trabalho refere-se a um relato das experiências como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Pedagogia, linha de ação Educação Infantil, cujo objetivo é demonstrar a contribuição do PIBID na formação inicial dos licenciados, tendo em vista os seguintes objetivos do programa (CAPES, 2013): elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. Desse modo, considerando que o PIBID oportuniza vivências de atividades didático-pedagógicas em escolas públicas de ensino básico e aprimora a formação dos futuros docentes, relataremos as experiências que vivenciamos, durante atividades de observações e intervenções, na escola parceira em uma turma de Pré II, composta por 24 alunos, com idades entre 5 e 6 anos. Ao longo das observações, identificamos à necessidade de se trabalhar a questão da motricidade, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento do esquema corporal, do equilíbrio, da atenção, da agilidade e da cooperação entre ás crianças. Para tanto, realizamos quatro intervenções e utilizamos jogos e brincadeiras, tais como: futebol de tecido, o circuito da motricidade, brincadeira de cabo de guerra, dentre outras. Evidenciamos que a escolha em trabalhar a motricidade, através de jogos e brincadeiras, foi significativa e dinâmica para a aprendizagem das crianças, pois podemos afirmar que foram proporcionados momentos de interação entre as mesmas. Verificamos que quando integramos a Psicomotricidade às atividades escolares, temos como resultado a ajuda na vivência em grupo, pois por meio das atividades psicomotoras as crianças precisam aceitar regras, e, quando começam a ter essa compreensão, mais facilmente aceitarão as regras da vida social. Através desse relato, identificamos que a participação no PIBID contribui significativamente na formação inicial dos graduandos através da aproximação com a realidade escolar, possibilitando a efetiva relação entre a teoria e a prática, ou seja, entre os saberes acadêmicos e os saberes experienciais, conforme Freire (1996).
Palavras chaves: Docente. Formação inicial. Pibid. Prática pedagógica

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor