Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

TRABALHANDO DIVERSIDADE TEXTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Elson de Souza Lemos, Aluzinette Vieira Souza, Simara Santos de Jesus, Maria Audileide Bezerra Maciel

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência obtida na realização das atividades desenvolvidas no subprojeto  INTERDISCIPLINAR do PIBID ao longo do ano de 2016 no Colégio Estadual Agro Industrial de Itapetinga. Para formular o projeto, fez-se necessário a observação da rotina da turma e reflexões sobre a relevância da temática do projeto para os jovens e adultos. A observação permitiu analisar o perfil da turma, a “bagagem” cultural com o intuito de que a proposta pedagógica fosse adequada a tal realidade.  Foi notada uma carência quanto à diversidade textual, bem como a dificuldade com relação alguns conteúdos como coesão e coerência, pontuação diferenças e semelhanças entre fala e escrita, entre outros. Por tanto partimos de tais pontos para realização das intervenções na turma, contemplando o trabalho com diversos gêneros textuais, visando estimular a leitura e escrita. As intervenções do projeto PIBID, denotaram significativos resultados, através de práticas simples, de leitura, interpretação, escrita, leituras verbais e não verbais. O desempenho dos alunos foi satisfatório, o envolvimento nas atividades propostas, fez com que progredissem de tal maneira, a conseguirem identificar e analisar as estruturas presentes nos diferentes gêneros textuais apresentados. Superando as carências e dificuldades encontradas durante processo de ensino e aprendizagem. O desafio de trabalhar gêneros textuais em uma turma de jovens e adultos permitiu vivenciar ao longo desse período novos questionamentos, adquirir novos conhecimentos com as trocas de experiências. Por fim, esta na EJA trouxe relevantes contribuições para a nossa formação docente, pois a todo o momento tínhamos novos desafios a serem superados.

Palavra-chave: Prática Pedagógica. Gêneros Textuais. PIBID.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor