Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

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SENTIDOS DA DOCÊNCIA: CONSTITUINDO O SER PROFESSOR A PARTIR DA EXPERIENCIA DO PIBID

Soenilson Santos Costa, Paula Josefina Brito Pales, Ennia Débora Braga Pires

Resumo


O trabalho resulta de reflexões sobre as experiências vivenciadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UESB), em uma escola da rede pública municipal de ensino, em Itapetinga/BA, onde o subprojeto de Pedagogia é desenvolvido. O objetivo do estudo é discutir como o Pibid contribui para a construção de sentidos sobre docência, analisando os processos de interação, compartilhamento de saberes e experiências entre os sujeitos envolvidos e o modo como essas vivências acrescentam atributos na constituição de sentidos sobre a profissão docente. O trabalho foi realizado a partir de um estudo bibliográfico, nos moldes propostos por GIL (2008), PRODANOV e FREITAS (2013), sobre formação docente, construção do saber compartilhado e sentidos da docência, no intento oferecer aporte teórico para as reflexões sobre as impressões apontadas pelos bolsistas acerca das contribuições da interação teoria/prática e da relação entre os sujeitos do PIBID na construção de sentidos sobre a profissão docente. Os estudos de Cunha (2013); Freire (1996); Garcia (2010); Nóvoa (2009); Paniago e Sarmento (2017) e Tardif e Raymond (2000) subsidiam as considerações apresentadas. A formação de professores e o exercício da profissão docente enfrentam muitos desafios no Brasil, carecendo de investimentos e políticas que valorizem a docência e que estejam comprometidas com a melhoria da educação em nosso país. A bibliografia sobre o tema revela a fragilidade dos cursos de formação de professores em garantir adequada e sólida preparação que atenda à complexidade do exercício da docência, destacando dificuldades em desenvolver um perfil reflexivo nos futuros docentes, a dissociação da teoria com a prática, a desvinculação da docência com a pesquisa, a falta de interesse pelo magistério, etc. Neste cenário, o Pibid apresenta uma proposta de enfrentamento dessas lacunas ao se firmar como uma política que visa, dentre outros objetivos, inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Esse objetivo evidencia o alinhamento do Programa com o argumento defendido por Nóvoa (2009) sobre a necessidade de uma formação de professores construída dentro da profissão. Ao inserir os bolsistas no contexto escolar, o Pibid abre possibilidades para que possam vivenciar a dinâmica da prática docente de forma colaborativa, por meio de uma aprendizagem compartilhada entre os sujeitos envolvidos no processo (professores da educação básica e seus alunos, licenciandos e professores do ensino superior), tendo a escola como locus privilegiado de formação. A inserção no ambiente escolar, o contato com a cultura escolar, a vivência de situações reais, concretas e complexas do processo ensino aprendizagem, a interação entre os sujeitos envolvidos no processo permitem aos bolsistas a construção de saberes sobre a docência. Essa dinâmica oferece suporte para o rompimento de práticas simplistas de atuação e a vinculação dos saberes teóricos com as vivências da prática docente. A reflexão, o diálogo e as trocas de saberes, nas reuniões de estudo, são elementos essenciais no processo formativo e constituem momentos de aprendizagem compartilhada entre os atores do Programa. As experiências vividas no ambiente escolar são socializadas e debatidas à luz de referencial teórico, ressignificando, assim, os conteúdos adquiridos no espaço de formação e ampliando o conhecimento sobre a docência que ganha novos atributos, permitindo a construção e ressignificação dos sentidos sobre a docência, ampliando, muitas vezes, o interesse pela profissão docente. Dessa forma, as vivências no âmbito do Pibid se configuram como ricas experiências formativas que contribuem para a construção de sentidos sobre a docência e para a inserção dos licenciandos na carreira docente.

 

Palavras-chave: Docência; Formação docente; PIBID. 


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