Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

VIVENDO A DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA BOLSISTA DO PIBID

Luciana Santos do Nascimento, Moana Ferreira dos Santos, Ennia Débora Braga Pires

Resumo


O presente trabalho apresenta os pontos mais relevantes na minha experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do qual faço parte na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Itapetinga- BA. É resultante de um olhar investigativo sobre as experiências vivenciadas na escola, tendo como instrumentos de coleta de dados, a observação e participação em atividades didáticas no ambiente escolar onde são feitas as intervenções pedagógicas. Em 2016, nossa equipe foi dividida em duplas e a oportunidade de desenvolver o trabalho com um colega foi fundamental para que pudéssemos analisar e discutir os mesmos fenômenos e situações por óticas diferentes. Foram desenvolvidas sequências didáticas sobre os temas: “Alimentação saudável também se aprende na escola”, “Construindo a cidadania na infância” e “Trabalhando as diferenças”, nas quais propomos trabalhos em equipe e auxiliamos as crianças em apresentações orais valorizando as habilidades individuais e coletivas; foram desenvolvidas oficinas de confecção de cartazes, de desenho livre, pintura e dobraduras, e, através da musicalidade buscamos estimular a compreensão dos temas propostos. As dificuldades da docência são muitas, mas todas são obstáculos possíveis de superar, felizmente, a escola parceira faz jus ao termo e se coloca sempre à disposição desde a direção, colaboradores e professores. A ausência de alguns materiais de apoio, o desinteresse de alguns alunos e outras questões tem sido dribladas e, com o apoio da escola, da equipe do PIBID, em especial, de minha supervisora, juntos vamos repensando maneiras de desenvolver o trabalho de melhor maneira e proporcionar um aprendizado significativo para as crianças. Nosso trabalho tem inspirado a professora a incluir em seu trabalho uma didática mais próxima das crianças com mais jogos e brincadeiras. O programa tem sido um diferencial na minha formação, através do qual tenho aprendido muita além do ofertado no curso de Licenciatura e onde tenho desenvolvido habilidades didáticas no trato com as crianças e suas distintas peculiaridades, planejamento de ensino, elaboração de sequências didáticas e a vivência de situações práticas da docência. O PIBID não perde o foco na pesquisa e somos incentivamos a investigar e buscar propostas e solução para questões que nos inquieta. Analisamos as situações vividas, avaliando e reconduzindo nossas ações, modificando abordagens, métodos e ferramentas quando necessário a fim de alcançar os resultados esperados, uma aprendizagem significativa.

 

Palavras-chave: Experiência. Formação. Iniciação a docência. 


Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.