Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

VIVENDO A DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA BOLSISTA DO PIBID

Luciana Santos do Nascimento, Moana Ferreira dos Santos, Ennia Débora Braga Pires

Resumo


O presente trabalho apresenta os pontos mais relevantes na minha experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do qual faço parte na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Itapetinga- BA. É resultante de um olhar investigativo sobre as experiências vivenciadas na escola, tendo como instrumentos de coleta de dados, a observação e participação em atividades didáticas no ambiente escolar onde são feitas as intervenções pedagógicas. Em 2016, nossa equipe foi dividida em duplas e a oportunidade de desenvolver o trabalho com um colega foi fundamental para que pudéssemos analisar e discutir os mesmos fenômenos e situações por óticas diferentes. Foram desenvolvidas sequências didáticas sobre os temas: “Alimentação saudável também se aprende na escola”, “Construindo a cidadania na infância” e “Trabalhando as diferenças”, nas quais propomos trabalhos em equipe e auxiliamos as crianças em apresentações orais valorizando as habilidades individuais e coletivas; foram desenvolvidas oficinas de confecção de cartazes, de desenho livre, pintura e dobraduras, e, através da musicalidade buscamos estimular a compreensão dos temas propostos. As dificuldades da docência são muitas, mas todas são obstáculos possíveis de superar, felizmente, a escola parceira faz jus ao termo e se coloca sempre à disposição desde a direção, colaboradores e professores. A ausência de alguns materiais de apoio, o desinteresse de alguns alunos e outras questões tem sido dribladas e, com o apoio da escola, da equipe do PIBID, em especial, de minha supervisora, juntos vamos repensando maneiras de desenvolver o trabalho de melhor maneira e proporcionar um aprendizado significativo para as crianças. Nosso trabalho tem inspirado a professora a incluir em seu trabalho uma didática mais próxima das crianças com mais jogos e brincadeiras. O programa tem sido um diferencial na minha formação, através do qual tenho aprendido muita além do ofertado no curso de Licenciatura e onde tenho desenvolvido habilidades didáticas no trato com as crianças e suas distintas peculiaridades, planejamento de ensino, elaboração de sequências didáticas e a vivência de situações práticas da docência. O PIBID não perde o foco na pesquisa e somos incentivamos a investigar e buscar propostas e solução para questões que nos inquieta. Analisamos as situações vividas, avaliando e reconduzindo nossas ações, modificando abordagens, métodos e ferramentas quando necessário a fim de alcançar os resultados esperados, uma aprendizagem significativa.

 

Palavras-chave: Experiência. Formação. Iniciação a docência. 


Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor