DESINTERESSE DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: REFLEXÕES PRELIMINARES
Resumo
O trabalho apresenta um debate sobre o desinteresse dos alunos em sala de aula, um problema que se agrava a cada dia no interior das escolas. Apresenta o olhar dos bolsistas de Iniciação à docência do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) sobre as suas vivências em uma escola da rede pública no município de Itapetinga-Bahia sobre a problemática do desinteresse escolar. Tem o objetivo de analisar as causas do desinteresse dos alunos em sala de aula e forma como os professores, da instituição estudada, lidam com essa problemática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do tema para fundamentar os dados obtidos por meio das observações das interações em sala de aula. Os estudos de Bini e Pabis (2008), Cool (2004), Kupfer (1995), Fita (1999), Sisto (2000), Pezzini e Szymanski (2007) ofereceram o aporte teórico necessário para condução do trabalho subsidiando as reflexões sobre as situações vividas no contexto da sala de aula. O estudo revelou que o desinteresse escolar pode ser originário de várias as causas, dentre as quais: práticas pedagógicas monótonas e rotineiras; a ausência da participação da família na vida escolar; escolas mal estruturadas e pouco atrativas e a carência de significado e sentido atribuído ao objeto da aprendizagem. Na escola estudada, os professores enfrentam a questão de forma diferenciada, alguns, buscam desenvolver metodologias para envolver e incentivar a participação e a motivação dos alunos, e outros, ignoram o fato e mantêm suas práticas tradicionais. Conclui-se que, para promover um maior interesse dos alunos pelas atividades em sala de aula, os professores devem utilizar metodologias inovadoras e motivadoras, evitando o trabalho rotineiro.
PALAVRAS-CHAVE: Desinteresse. Ensino Fundamental. PIBID.
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