Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DESINTERESSE DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: REFLEXÕES PRELIMINARES

Taís Gama Costa, Jaqueline Ramos Nascimento, Luciana Santos Nascimento, Moana Ferreira dos Santos, Ennia Débora Brara Pires

Resumo


O trabalho apresenta um debate sobre o desinteresse dos alunos em sala de aula, um problema que se agrava a cada dia no interior das escolas. Apresenta o olhar dos bolsistas de Iniciação à docência do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) sobre as suas vivências em uma escola da rede pública no município de Itapetinga-Bahia sobre a problemática do desinteresse escolar. Tem o objetivo de analisar as causas do desinteresse dos alunos em sala de aula e forma como os professores, da instituição estudada, lidam com essa problemática. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do tema para fundamentar os dados obtidos por meio das observações das interações em sala de aula. Os estudos de Bini e Pabis (2008), Cool (2004), Kupfer (1995), Fita (1999), Sisto (2000), Pezzini e Szymanski (2007) ofereceram o aporte teórico necessário para condução do trabalho subsidiando as reflexões sobre as situações vividas no contexto da sala de aula. O estudo revelou que o desinteresse escolar pode ser originário de várias as causas, dentre as quais: práticas pedagógicas monótonas e rotineiras; a ausência da participação da família na vida escolar; escolas mal estruturadas e pouco atrativas e a carência de significado e sentido atribuído ao objeto da aprendizagem. Na escola estudada, os professores enfrentam a questão de forma diferenciada, alguns, buscam desenvolver metodologias para envolver e incentivar a participação e a motivação dos alunos, e outros, ignoram o fato e mantêm suas práticas tradicionais. Conclui-se que, para promover um maior interesse dos alunos pelas atividades em sala de aula, os professores devem utilizar metodologias inovadoras e motivadoras, evitando o trabalho rotineiro.

 

PALAVRAS-CHAVE: Desinteresse. Ensino Fundamental. PIBID.


Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor