Seminário PIBID UESB/Campus de Itapetinga - ISSN 2526-9275, Vol. 1, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ABORDAGEM DA GENÉTICA MENDELIANA E SEUS PRINCÍPIOS A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELABORADA PELO PIBID

Marcos Anjos de Moura, Agnelo de Jesus, Ana Maria dos Santos Peruna, Matheus Saloes Freitas, Obertal da Silva Almeida

Resumo


O Programa Institucional de Iniciação á Docência (PIBID) desenvolve ações em diferentes cursos de licenciatura na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Campus de Itapetinga-BA, dentre as quais tem a de biologia que tem seu subprojeto intitulado: “Interface didático-pedagógica entre a Universidade e a Escola no contexto do ensino de Biologia”, cujo objetivo principal é criar condições para reflexão do futuro docente a partir das vivências no contexto escolar. Uma das escolas parceiras do subprojeto é o Colégio Estadual Alfredo Dutra e na perspectiva de buscar implementar práticas que melhor atendam ás necessidades enfrentadas pelo estudante, foi aplicada uma sequência didática (SD) que tem como objetivo retratar etapas que melhor se encaixam no processo de ensino e aprendizagem da genética mendeliana e seus princípios, associando á teoria com a prática. A SD foi elaborada abordando os princípios de genética mendeliana, a primeira e segunda lei de Mendel, os conceitos fundamentais usados para melhor entendimento do tema, os padrões de herança e tipagem sanguínea, os riscos dos casamentos consanguíneos e como o assunto é cobrado em vestibulares e Exame Nacional do
Ensino Médio (ENEM). A SD aplicada mostrou-se um ser uma estratégia didático-pedagógica interessante na perspectiva de auxiliar os professores na abordagem dos conteúdos de genética, tornando-os mais visível a sua aplicação e entendimento de forma que os alunos consigam na teoria aprender o processo, e na prática visualizar podendo disseminar e discorrer sobre os assuntos abordados nas SD. Ressalta-se também que todas as etapas da aplicação proporcionaram a todos os envolvidos, experiências ímpares no que diz não só ao aporte de conhecimentos entre bolsistas de ID, estudantes e professor supervisor como também melhor envolvimento entre todos que compõem o subprojeto de biologia.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor