Vol. 11 No. 2 (2019): LÍNGUAS: O TRABALHO COM GÊNEROS, USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES

					View Vol. 11 No. 2 (2019): LÍNGUAS: O TRABALHO COM GÊNEROS, USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS DOCENTES

Organizadores do número:

Lucas Campos; Alessandra Cruz de Oliveira

Published: 2020-01-29

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados

APRESENTAÇÃO

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados

  • Advertising speech and new words creation the development of lexical competence

    Aderlande Pereira Ferraz
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5575
  • CRIAÇÃO E RECRIAÇÃO LEXICAL NA ESFERA POLÍTICA: UMA ANÁLISE DOS NEOLOGISMOS RELACIONADOS À ELEIÇÃO 2018

    Aline Maria dos Santos Pereira
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5550
  • UTILIZANDO O SKETCH ENGINE A FAVOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO SEGUNDA LÍNGUA

    Amanda Maraschin Bruscato
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5518
  • EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E O USO DAS TECNOLOGIAS

    Anderson Luiz Tedesco, Roque Strieder; Tiago Eurico de Lacerda
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5519
  • THE IMPORTANCE OF SYSTEMATIC AND REFLECTIVE EDUCATION OF ORTHOGRAPHY MORPHOSSINING REGULARITIES

    Cláudia Gonçalves Magalhães, Liliane Pereira Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5524
  • AUDIOVISUAL LANGUAGE IN THE CLASSROOM NEW SUBJECTS, NEW OBJECTS AND NEW PRACTICES

    Janaina de Jesus Santos
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5577
  • PROBLEMATIZANDO A PESQUISA LINGUÍSTICA SOBRE ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL POR MEIO DE GÊNEROS

    Luiz Eduardo Mendes Batista, Maura Alves Freitas Rocha
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5522
  • A PROBLEMÁTICA DE ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA

    Luzonzo Filipe
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5571
  • MULTILETRAMENTOS NA PRODUÇÃO DO GÊNERO DISCURSIVO MARCADOR DE PÁGINA

    Marcelo de Castro
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5954
  • O ENSINO DO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OS EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS

    Monick Munay Dantas da Silveira Pinto, Samuel de Carvalho Lima
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5528
  • EXPERIÊNCIAS COM A TECNOLOGIA DIGITAL TRANSFORMANDO AS PERSPECTIVAS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO: UM ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO DOCENTE

    Patricia Vasconcelos Almeida
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5516
  • LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: CONSTRUINDO SENTIDO NA EJA

    Ramísio Vieira de Souza, Janielly Santos de Vasconcelos Viana, Maria de Fátima Almeida
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5549
  • A TROCA DE CARTÕES-POSTAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE LEITURA E ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA

    Simone Tiemi Hashiguti, Fabiane Lemes, Rogério de Castro Ângelo
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5547
  • LITERACY PRACTICES IN DOWN SYNDROME: THE IMPORTANCE OF TEXTUAL OF TEXTUAL GENRES

    Vivian Meira, Cláudia Madalena Feistauer
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5454

NASCENTES

  • (MULTI)LETRAMENTO DIGITAL: O SNAPCHAT NO ÂMBITO ESCOLAR

    Alan Victor Andrade, Ione Vier Dalinghaus
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5393
  • READING AND WRITING PRACTICES IN DIGITAL CULTURE

    Antônia Dilamar Araújo, Aline Luna Saboia, Maria Aurea Albuquerque Sousa
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5456
  • MEMES VIRTUAIS E A PERSPECTIVA FUNCIONALISTA DE TRADUÇÃO: CORPUS COMPARÁVEL DO PAR LINGUÍSTICO PORTUGUÊS<>ESPANHOL

    Bruna Camila Trombini Schneider, Maria José Laiño
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5515
  • O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA ALTERIDADE DOCENTE: A QUESTÃO DA LINGUAGEM E OS MEIOS DIGITAIS

    Deysi Maia Clair Kosvoski, Sara Farias da Silva
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5541
  • O VAIVÉM DAS MEMÓRIAS EM OLHOS D’ÁGUA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

    Elen Karla Sousa da Silva, Daniel Conte
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5527
  • ESCRITA FEMININA E DISCURSO: A DESCOBERTA DE UM SUJEITO EM RACHEL DE QUEIROZ E HELEUSA CÂMARA

    Gabriela Machado Silveira, Adriana Maria de Abreu Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5421
  • O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ E A LITERATURA: INCENTIVANDO A LEITURA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS NO ENSINO MÉDIO

    Grasiele Silva Amorim, Adriana Carvalho Capuchinho
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5544
  • RECOGNITION OF BRAZILIAN ENGLISH AS A LINGUISTIC VARIATION: AN ANALYSIS OF THE NEW BNCC FOR SECONDARY EDUCATION UMA ANÁLISE DA NOVA BNCC DO ENSINO MÉDIO

    Helen de Sá Cardoso, Diógenes Cândido de Lima
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5514
  • ETERNA MARIA...

    Larissa Silva Alves, Adriana Maria de Abreu Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5728
  • O MUNDO ZOO EM CLARICE LISPECTOR

    Lorena Pereira Silva, Maria das Graças Fonseca Andrade
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5707
  • A SEGUNDA ESPOSA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE "ENCARNAÇÃO", "A SUCESSORA" E "REBECA"

    Maria de Lourdes Marcelino da Silva, Altamir Botoso
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5574
  • A EMERGÊNCIA DO GÊNERO “RESUMO EXPANDIDO” SOB A ÓTICA DA TEORIA DA COMPLEXIDADE

    Myrian Cristina Cardoso Costa, João Da Silva Araújo Júnior
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5097
  • SOBRE A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PRECONCEITOS EM REPRESENTAÇÕES NO GÊNERO REPORTAGEM

    Nadia Dolores Fernandes Biavati, Dulcinéa Silva Jerônimo
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5579
  • ADVERTISING DISCOURSIVE GENRES AND VERBAL-VOCAL-VISUALITY SIGNALS FOR A READING OF NON-VERBAL TEXTS

    Natália Rodrigues Silva do Nascimento, Leonardo de Oliveira, Marco Antonio Villarta-Neder
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5523
  • O DISCURSO TELEVISIVO ACERCA DE NEYMAR JÚNIOR E O FUTEBOL BRASILEIRO

    Nayla Pereira dos Santos, Cleide Lima Chaves
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5539
  • ARGUMENTATIVE STRATEGIES FOR THE DECONSTRUCTION OF THE “BAD WOOL” STEREOTYPE IN THE TEXT THE TRUE STORY OF THE THREE LITTLE PIGS BY JON SCIESZKA

    Osilene Xavier do Nascimento, Bárbara Olímpia Ramos de Melo
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5517
  • LÉXICO E TERRITÓRIO

    Robervânia Lima de Sá, Leicijane da Silva Barros, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5598
  • ANÁLISE DO USO DA PONTUAÇÃO EM PRODUÇÕES DO ENSINO MÉDIO

    Tatiane Cristina Becher, Sanimar Busse
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5738
  • SEXUALITY, SAFETY AND DISCIPLINE: BODY AND DISCOURSE IN ODY FRAGA'S “REFORM OF THE DEPRAVED” (1978)

    Tyrone Coutinho Chaves Filho, Nilton Milanez
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5545
  • TECHNOLOGIES OF INFORMATION AND COMMUNICATION AND SPANISH TEACHING FOCUS ON THE CLASSBOOK

    Wagner Barros Teixeira, Santiago Javier Galan
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5567