O sentido do saber à expansão da vida: um estudo fenomenológico do processo de aquisição da leitura

Autores/as

  • Divaneide Lira Lima Paixão
  • Ondina Pena Pereira

Palabras clave:

Alfabetização, Leitura, Perspectiva trágica, Relações de poder, Fenomenologia

Resumen

O estudo apresenta a discussão dos resultados de uma pesquisa
realizada com 06 crianças e 02 professoras responsáveis pela alfabetização
dessas crianças, com o objetivo de investigar os deslocamentos que a aquisição
da leitura possibilita ao sujeito aprendente no que concerne às posições que
ocupa em relação a seus pares e professores. A fenomenologia, aliada ao
pensamento trágico, foi o método escolhido para orientar a coleta e o tratamento
dos dados, assim como o poder disciplinar, em Foucault. Os resultados sugerem
uma reflexão sobre as relações de poder que acontecem em sala de aula como
efeito dos sentidos atribuídos ao saber/não-saber

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

PAIXÃO, Divaneide Lira Lima; PEREIRA, Ondina Pena. O sentido do saber à expansão da vida: um estudo fenomenológico do processo de aquisição da leitura. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], v. 2, n. 9, 2018. Disponível em: http://anais.uesb.br/aprender/article/view/3148. Acesso em: 2 jul. 2025.