Os atos do estado e os sistemas de avaliação educacional na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13452Resumo
O texto realiza uma reflexão sobre o materialismo do simbólico de Pierre Bourdieu como um caminho para entender as ações do Estado, relacionando essas ações com as políticas de avaliação adotadas pelos sistemas educacionais do estado do Amazonas, ao considerar sua construção e seus dilemas frente a mundialização da educação. O estudo em questão tem um caráter de ensaio teórico, pois visa apresentar argumentos e ideias sobre a relação entre os atos do Estado e os sistemas de avaliação analisados, por meio da abordagem da Sociologia Crítica. Os dilemas da avaliação da educação na Amazônia frente a mundialização se relacionam diretamente com os modelos de política de avaliação dos sistemas educativos adotados pelas Secretarias de Educação dos estados e municípios, nos quais as instituições públicas assumem o papel de executoras em vez de protagonistas e idealizadoras das políticas avaliativas. A valorização da educação dos povos da Amazônia perpassa, portanto, pela criação de políticas de avaliação e de educação que respeitem nossa a diversidade social e cultural e que priorizem nossa identidade amazônica.
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