Educação matemática a partir da disciplina fundamentos e tendências da pesquisa em educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13451Resumo
Este texto foi produzido com o intuito de demonstrar a compreensão, do autor, sobre o conceito de Educação Matemática (EM) construída ao longo da disciplina Fundamentos e Tendências da Pesquisa em Educação Matemática. Para isso se recorreu a textos de autores como Carvalho (1991), Carneiro (2000), Fiorentini e Lorenzato (2006), D´Ambrósio (2006), Resende; Moran (2022). Trata-se de uma produção de natureza qualitativa na qual se utilizou como método a revisão bibliográfica. O texto foi guiado a partir dos seguintes questionamentos: o que é Educação Matemática? Qual o seu processo histórico e quais as suas contribuições para a pesquisa, para o ensino e aprendizagem da matemática? Conclui-se que a Educação Matemática pode ser compreendida como uma área de pesquisa e ensino e de conhecimento das ciências sociais que tem como foco o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Conclui-se ainda que no seu processo histórico, ela foi influenciada por renomados pesquisadores, matemáticos e psicólogos como John Dewey e Félix Klein, preocupados com o ensino da matemática, no início do século XX e, principalmente após a Segunda Guerra Mundial. Aqui no Brasil a EM teve seu desenvolvimento a partir da década de 80, contribuíram para isto o Movimento da Matemática Moderna (MMM), pesquisadores brasileiros que retornaram de países europeus e dos Estados Unidos, após seus estudos de doutorado, a criação de grupos de estudos e pesquisas, organização de eventos, visitas de pesquisadores internacionais desta área ao nosso país, a criação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) entre outros acontecimentos.
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