Os adultos e o gênero na educação infantil em registros de diário
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13819Resumo
Este artigo aborda a influência da divisão binária de gênero na sociedade sobre o trabalho das professoras na Educação Infantil. Examina-se a expressão de gênero nas brincadeiras e nas atitudes das crianças, bem como a possível perpetuação desse binarismo nas práticas das professoras. Explora-se o conceito de gênero como uma construção social, distinguindo-o do sexo biológico, e como a sexualidade e a afetividade influenciam essa equação. Utilizando abordagem qualitativa, analisam-se diários de aula de um período em que o autor atuou como pesquisador e coordenador pedagógico em uma escola de Educação Infantil. São discutidos exemplos de intervenções pedagógicas para desafiar estereótipos de gênero e promover uma educação inclusiva. Conclui-se que é essencial questionar e redefinir as normas de gênero na educação, buscando novas pedagogias que permitam a livre expressão das identidades das crianças e a desconstrução de preconceitos.
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