Estado do conhecimento sobre interação docente na produção textual no ensino fundamental híbrido

Autores

  • Virgínia Maria de Morais
  • Marília Costa Morosini

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13183

Resumo

O estudo aqui apresentado busca examinar como as concepções sobre interação presentes no trabalho docente de produção textual nos anos finais do Ensino Fundamental em contexto de ensino híbrido, se apresentam junto à produção acadêmica de Programas de Pós-Graduação stricto sensu brasileiros, entre os anos de 2014 e 2019, período pré-pandemia. Nesse sentido, na produção dos dados, utilizaram-se os princípios da metodologia Estado do Conhecimento (MOROSINI, 2014), caracterizados pelo foco na pesquisa do tipo revisão de literatura. O material bibliográfico (teses e dissertações) utilizado neste estudo foi disponibilizado pela Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT), uma base de dados nacional ligada a Programas de Pós-Graduação. Compondo o corpus de análise, trabalhou-se com 25 (vinte e cinco) pesquisas (entre teses e dissertações). Os resultados deste estudo apontam para a complexidade em que se situa o campo de estudo sobre a interação nas práticas pedagógicas com produções textuais elaboradas por alunos nos anos finais do Ensino Fundamental. Ainda mais quando se referem aos temas de investigação privilegiados pela comunidade de pesquisa, a saber, a produção textual e prática pedagógica; abordagens teóricas da produção textual; revisão textual – reescrita.

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Publicado

2023-07-21