Aprendizagem significativa crítica em atividades de modelagem matemática: possibilidades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12287Resumo
Disciplinas matemáticas do Ensino Superior podem ser desafiadoras, por isso é importante primar por uma aprendizagem que seja significativa e crítica. Acreditando que a utilização da modelagem matemática é um caminho nessa direção, nossa pesquisa tem como objetivo investigar a aprendizagem significativa crítica em atividades de modelagem matemática produzidas por alunos de engenharias. Investigamos as possibilidades e os desafios para a aprendizagem significativa crítica nesse contexto e notamos que a modelagem favorece diversos princípios da aprendizagem significativa crítica, como descentralização do livro-texto e do quadro. Concluímos esse estudo com algumas considerações sobre modelagens, seus desafios e a aprendizagem significativa crítica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.