Ebós de saberes: encruzilhando a pedagogia e abrindo caminhos para a decolonialidade
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12963Resumo
Neste artigo refletimos sobre os aspectos de uma pedagogia sensível ao atravessar encruzilhadas e abrir caminhos para saberes e valores conectados às tradições de matrizes africanas, pensadas aqui como as pedagogias do terreiro e as implicações destas com a formação de professoras (es) na universidade, entrevendo perspectivas de cheganças de cosmovisões historicamente negadas, invisibilizadas e silenciadas no processo de formação docente e na docência. A pesquisa incorporou uma metodologia qualitativa através de uma auto(orís)etnografia, que evocou orís e corpos que se constituem no terreiro e constroem saberes advindos da nossa ancestralidade em ensinagens e aprendizagens fundadas na coletividade, no experenciado, vivido e sentido. Compreendemos que ocupar a universidade é caminho para constituir práticas pedagógicas pluriepistêmicas desarranjadoras da colonialidade na formação docente, potencializando nossos saberes que emergem da nossa pertença terreirada, tidos e entendidos como subalternos e continuamente negados nos espaços sociais e educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.