Neoliberalismo e a escola contemporânea: uma problematização do Programa Conta para Mim
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12319Resumo
Este artigo trata de um ensaio teórico que busca pensar o nosso presente, enfocando nas relações entre uma racionalidade neoliberal e o enfraquecimento do sentido público da educação. Nesse sentido, diagnostica-se a velocidade, as mídias digitais e a performatividade invadindo os modos de existência de alunos e professores em uma lógica de consumo, de superconcorrência e das avaliações em larga escala pautando os processos educativos. Para tanto, considera o Programa Conta para Mim, vinculado ao Plano Nacional de Alfabetização de 2019, como um forte sintoma da aliança entre um discurso neoliberal que enfraquece as políticas públicas e um discurso neoconservador moralizante, produzindo essa racionalidade que diminui a potência das práticas de leitura literária na escola como possibilidade de exercício de pensamento e de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.