Balanço do Conhecimento sobre Educação Integral no Oeste Paraense
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12231Resumo
RESUMO:
Este texto tem por objetivo fazer um balanço dos conhecimentos sobre educação integral elaborados no PPGE/UFOPA como resultado do projeto PROCAD As experiências pedagógicas das políticas de educação integral na Amazônia: rede de pesquisa e formação. Procedemos à constituição do balanço das produções considerando dois aspectos básicos: 1. Quais os instrumentos, técnicas e pressupostos metodológicos foram empregados nas dissertações; 2. Quais as conclusões e pressupostos teóricos sobre educação integral foram presentes nas investigações. Os resultados apontam que as dissertações utilizam fontes documentais, legais e entrevistas, como instrumentos metodológicos; as políticas contemporâneas apontam para ampliação da jornada sob responsabilidade da escola e não garantem as condições necessárias para o funcionamento das ações de ampliação da jornada e de formação integral; além disso, as políticas frequentemente são descontinuadas e dificultam que os projetos institucionais se consolidem e organizem o trabalho pedagógico de maneira articulada aos projetos.
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