Educação para as relações étnico-raciais: o uso da música como letramentos de (re)existência para uma educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.12732

Palavras-chave:

Antirracismo, Ensino de História, Música, Relações étnico-raciais

Resumo

Este texto busca levantar reflexões sobre a importância e necessidades da educação para as relações étnico-raciais e promoção da educação antirracista. A partir do uso conceitual de letramento racial crítico e, da análise de legislações que consideramos oportunas para o enfrentamento do racismo, tais como a Lei nº 14.532, de 11 de janeiro de 2023, Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que visam criminalizar o racismo, e da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 sobre a obrigatoriedade do ensino de história e cultura da população afro-brasileira e africana, as compreendemos como avanços no combate ao racismo. Em vista de levantarmos possibilidades para o desenvolvimento de um ensino pautado na luta antirracismo a partir e de que promova o letramento racial crítico, levantamos algumas observações sobre a música Bluesman, de Baco Exu do blues, como alternativa para o levantamento reflexivo em sala de aula para a valorização da história e identidade da população negra.

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Publicado

2025-05-26