“Antes de saber para onde vai, é preciso saber quem é”: entrevista com o professor Douglas Verrangia Corrêa da Silva sobre educação para as relações étnico-raciais, ensino de ciências e a lei 10.639/2003

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.14628

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação docente, Relações étnico-raciais

Resumo

Este texto apresenta a entrevista com o professor Douglas Verrangia da Silva, Professor da Universidade Federal de São Carlos. A entrevista foi construída de forma dialógica. O roteiro inicial foi previamente enviado e em seguida agendamos a data da entrevista pela Plataforma Google Meet. A proposta tem por objetivo tecer reflexões sobre o Ensino de Ciências na perspectiva das relações étnico-raciais. As elaborações e respostas textualmente apresentadas, evidenciam o olhar para a formação do professor de Biologia, os atravessamentos refletidos nos desdobramentos teóricos da ação didático-pedagógica e o entrelace da história de vida, atuação profissional, experiência, escolhas teórico-metodológicas, formação docente, práxis e pesquisa afroreferenciada.

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Publicado

2025-05-26