Professoras negras na Pós-Graduação Brasileira em perspectiva histórica: estratégias de alterização e resiliência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v8i2.13347

Palavras-chave:

Ação-afirmativa, Branquitude, Doutoras negras, Pós-graduação

Resumo

O artigo tematiza a presença de mulheres negras na docência da pós-graduação no Brasil, em perspectiva histórica focada no tempo presente, uma vez que se trata de uma presença recente e em desvantagem no contexto acadêmico de supremacia branca e masculina. Problematiza o debate sobre a presença desestabilizadora dos corpos negros femininos e considera as estratégias de resiliência e alterização em suas práticas docentes. O texto é resultado de uma parceria reflexiva sobre dados de uma pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de abordagem qualitativa referenciada no pensamento de mulheres negras.  Conclui-se que a experiência negra e feminina na docência da pós-graduação brasileira, passa por meio de duas perspectivas, de um lado temos uma ruptura com a reprodução de práticas e políticas que insistem em desumanizar o sujeito negro e por outro, há uma investida na reformulação de discursos e práticas que desestabilizam o espaço, reinventando o corpo, a experiência negra e enegrecendo a docência.

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Publicado

2025-06-13