Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 9 (2021)

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O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO UM ESPAÇO PARA AS DISCUSSÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ingrit Yasmin Oliveira da Silva Batista, Fabiane Freire França

Resumo


Nesse texto, tivemos como objetivo compreender como a prática de estágio supervisionado pode contribuir para a efetivação do trabalho pedagógico referente a gênero na Educação Infantil, com crianças de 5 a 6 anos, durante o ano de 2016. Com isso, problematizamos: de que modo a prática de estágio pode colaborar para reflexões de gênero na Educação Infantil? Nos respaldamos nos Estudos de Gênero e na Teoria das Representações Sociais com o intuito de organizar ações, estratégias, discussões e reflexões no espaço investigado. Utilizamos a contação de histórias e brincadeiras infantis como recurso didático para a efetivação das etapas da prática de estágio, vinculada à pesquisa. No decorrer das atividades, constatamos que as crianças se limitavam a determinados padrões de gênero, como cores e brinquedos distintos à meninas e meninos. Todavia, com as práticas pedagógicas realizadas, as crianças exploraram diferentes papéis, brinquedos e brincadeiras, e demonstraram compreender a diversidade das relações humanas. Desse modo, consideramos que o envolvimento de professores(as), alunos(as) e familiares, pode contribuir ainda mais para que as escolas (re)conheçam a necessidade de um trabalho efeito sobre gênero, com o intuito de possibilitar a desconstrução de ações preconceituosas e discriminatórias na sociedade.