DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: FORMAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL DAS EGRESSAS DO CURSO DE LETRAS LÍNGUA ESPANHOLA – UNEB/CAMPUS I
Núbia da Silva Cruz
Resumo
A pesquisa objetiva investigar como duas egressas do curso de Letras Língua Espanhola – Uneb, Campus I, dão sentido à sua trajetória de formação e inserção profissional na Educação Básica. Busca-se, assim, apreender a implicação da articulação entre formação-profissão como significativa para a compreensão do desenvolvimento profissional docente, a partir da perspectiva da abordagem experiencial, ou seja, como processo que se dá ao longo da vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa narrativa, fundamentando-se em princípios teórico-metodológicos da abordagem (auto) biográfica, através das narrativas das professoras de espanhol. Como instrumento de recolha de dados foi utilizada a entrevista narrativa, com base nas sistematizações teórico-metodológicas de Bertaux (2010), Jovchelovitch e Bauer (2002) e outros. A pesquisa revelou ser o seio familiar o espaço onde as professoras tiveram os primeiros contatos com a profissão, bem como os diferentes caminhos percorridos até se tornarem professoras de espanhol. Além desses aspectos, as narrativas evidenciaram, ainda, as representações que as docentes têm a respeito da profissão como resultado das construções familiares e das relações com pessoas fora do entorno familiar, bem como a influência da família e de terceiros na escolha e aprendizado profissional. Vale destacar ainda a necessidade de vinculação entre vida-formação e profissão em articulação com o desenvolvimento profissional do professor principiante. Também se percebeu o potencial formador da abordagem (auto) biográfica ao possibilitar às docentes apropriar-se de suas histórias de vida e conscientizar-se das experiências formadoras deram sentido a sua existência.
Texto Completo: PDF