Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 14 (2021)

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AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E O CURRÍCULO: O ESTADO DA ARTE NA REVISTA ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (2015-2019)

Elisângela Aguiar Oliveira Andrade, Fábio Santos de Andrade, Reginaldo Santos Pereira

Resumo


Este estudo se caracteriza como uma revisão de literatura ou Estado do Conhecimento e teve como objetivo apontar a relevância ou a recorrência das pesquisam que tematizam as políticas de avaliação em larga escala, suas interfaces e implicações curriculares nos sistemas de ensino. Para realização da investigação nos pautamos em artigos publicados no periódico Estudos em Avaliação Educacional, com recorte temporal de 5 anos (2015 a 2019). Para a busca das pesquisas publicadas no período foram utilizados quatro descritores, avaliações externas e em larga escala, currículo, políticas educacionais e IDEB. No mapeamento realizado foi possível identificar a presença simultânea de ideias que refletem concepções distintas de currículo. Quanto às políticas públicas educacionais produzidas no Brasil nesse período, aferimos um forte imperativo de mecanismo de controle, governo, aferição da qualidade, com também, impactos na gestão educacional.

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