O MULTICULTURALISMO E A SUA INSERÇÃO NO CURRÍCULO PRESCRITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Adimara Fogaça Pereira Fernandes
Resumo
O presente estudo encontra-se em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS da Universidade do Estado da Bahia-Campus VI tratando-se de uma pesquisa no âmbito de mestrado profissional, ou seja, além da pesquisa acadêmica também haverá a elaboração de um Produto Educacional, no caso específico será o Caderno de orientações para desenvolvimento de currículos interculturais na Educação Infantil. O estudo tem como objetivo geral elaborar Caderno de orientações para construção de currículos interculturais na Educação Infantil, especificamente a pré-escola, objetivando o fortalecimento da identidade racial das crianças negras por meio de conteúdos culturais afro. Esse objetivo se desdobra em três objetivos específicos: Analisar a inserção do ensino da cultura afro no currículo da Escola Municipalizada Luís Eduardo Magalhães, bem como suas potencialidades e limitações no que se refere ao fortalecimento da identidade racial; Refletir sobre as implicações da inserção de conteúdos culturais afro nos diversos campos de experiências propostos pela Base Nacional Comum Curricular-BNCC e sua contribuição para o fortalecimento da identidade racial em uma perspectiva intercultural do currículo e por fim desenvolver por meio da análise de dados e da revisão de literatura o Caderno de orientações para construção de currículos interculturais para a Educação Infantil. Visando o alcance dos objetivos, a pesquisa se constitui em uma pesquisa de cunho qualitativa utilizando-se da metodologia da análise do currículo da Escola Municipalizada Luís Eduardo Magalhães por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2006) e Franco (2005) e além disso, será empregado também questionários com a gestão escolar, professores e representantes dos educandos.
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