Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 8 (2021)

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EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: PRIMEIRAS IMPRESSÕES A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE DADOS NOS SITES CNPQ E SCIELO

Fernanda Cerqueira Candido da Silva, Isabela Fernandes Teles, Emilia Peixoto Vieira

Resumo


O presente texto apresenta um estudo sobre a Educação Infantil do Campo, a partir do levantamento de dados nos Grupos de Pesquisa CNPq e no site Scielo.org. Para realizar esta pesquisa foi utilizado o levantamento bibliográfico, com base em pesquisas produzidas por autores no período de 2008 à 2019, cujo objetivo foi conhecer quantos e quais são os grupos de pesquisa que discutem sobre a Educação Infantil do Campo e a formação de professores para atendimento a essas crianças da zona rural, e também conhecer as pesquisas, estudos, debates e os posicionamentos dos/as pesquisadores/as acerca dessas temáticas. Os resultados permitem inferir que os estudos em relação à Educação Infantil cresceram quantitativamente, porém nota-se poucos grupos de pesquisas dedicados à estudos mais específicos, como a Educação Infantil do Campo, o que permite ressalvar a importância dos estudos acadêmicos na área, que embora venha ganhando destaque ainda carece de pesquisas acadêmicas.

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