Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11 (2021)

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CULTURA POP EM UMA PERSPECTIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: PROPOSTAS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA A SALA DE AULA

Alice Vasconcelos Silva, Ian Lima Santana, Denise Aparecida Brito Barreto

Resumo


Apresentamos neste artigo uma pesquisa de cunho qualitativo que se dedica a abordar os possíveis benefícios e impactos da presença de elementos da cultura pop no processo de ensino-aprendizagem de alunos em nível de escolarização básica. A discussão é realizada em alinhamento com a defesa de que as práticas docentes devem sempre buscar o bom êxito do desenvolvimento da aprendizagem, bem como traçar maior aproximação com os estudantes. Ademais, expomos propostas metodológicas e abordagens de recursos midiáticos da cultura pop a partir da utilização dos gêneros textuais post, História em Quadrinho (HQ) e tirinha em conteúdos tratados nas disciplinas de Inglês (área de linguagens), Física e Matemática (área de exatas). Os resultados preveem um potencial interesse e identificação dos discentes com a inserção da cultura pop na sala de aula, pois, dessa forma, ao ter acesso a um material didático diferenciado e mais aplicado ao cotidiano dos alunos, o estudo dos conteúdos programáticos torna-se mais educativo, lúdico e compreensível.


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