Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 12 (2021)

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TRABALHO ONTOLÓGICO E EDUCAÇÃO OMNILATERAL NA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DO CAMPO IDENTIFICADA COM O CAMPO

Amanda Santos Silva, Tiane Jesus da Silva, Tânia Regina Braga Torreão Sá

Resumo


A pandemia de COVID 19 obrigou o isolamento social, trazendo como extensão de suas consequências, o fechamento da maioria das escolas do campo. Esse trabalho oferece reflexões sobre a importância de oferecer formação adequada aos professores no ontométodo, para quem sabe, possamos pensar numa possível retomada dos estudos escolares, com base na reiteração dos princípios que sustentam a pedagogia do movimento. A fundamentação teórica dessa proposta se sustenta na concepção de pedagogia do movimento, uma tese educacional que subsiste dentro da dinâmica social dos movimentos sociais de luta pela terra brasileiros, colocando no foco de suas preocupações com a formação, seja ela educacional ou escolar, o trabalho ontológico e a educação omnilateral. A pedagogia do movimento, por conta disso, propugna uma relação dinâmica com a luta social e, mais especificamente com a luta pela reforma agrária. Nosso objetivo geral será favorecer formação (cursos, aulas, seminários, etc) das escolas selecionados, estudos esses consorciados com o trabalho ontológico e a educação omnilaterais, valendo-nos da intermediação tecnológica (aulas gravadas), para isso e em respeito às regras de distanciamento social vigentes.

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