Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 12 (2021)

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EDUCAÇÃO DO CAMPO, CULTURAS E FORMAS DE VIDA DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS

Ronaldo Santana Barreto, Odair Ledo Neves, Romário Pereira Carvalho

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar o modo de vida das comunidades tradicionais e suas relações sociais, culturais, ambientais e econômicas. Para tanto, fez uso de uma abordagem qualitativa de pesquisa, por meio da pesquisa bibliográfica, em que se utilizou de estudos e leituras de autores que discutem sobre as comunidades tradicionais e Educação do Campo, como Clemente (2007), Carvalho (2005), Arruda (1999), Kolling (2002), Caldart (2011), dentre outros. As comunidades tradicionais de Fundo e Fecho de pasto têm grande importância ao defender a vida, o cerrado em pé, o modo de vida e o acesso à educação campesina. O estudo aponta que é necessário que as comunidades tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto sejam vinculadas as políticas públicas de educação social e cultural, regularizando os territórios pertencentes a essas comunidades e fortalecendo as suas lutas em defesa da vida. Essas comunidades vêm construindo historicamente como o modo de vida viável de se viver em harmonia com o cerrado e sua biodiversidade, refletindo também, sobre sua existência, história, costumes, cultura, desafios, belezas e potencialidades.

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