Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 12 (2021)

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A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A ALTERNÂNCIA NA ESCOLA ESTADUAL RURAL TAYLOR EGÍDIO (ERTE), JAGUAQUARA, BAHIA. UM MODO DE RESISTÊNCIA E CONTRA-HEGEMONIA

Neila Silva de Oliveira, Rejane Souza Ribeiro de Cristo, Tânia Regina Braga Torreão Sá

Resumo


Existe uma relação de natureza dialética aproximando os conceitos de educação integral e alternância. O que se pretende nesse artigo é investigar essa relação, tomando como locus da investigação a Escola Estadual Rural Taylor Egídio (ERTE), localizada em Jaguaquara, Bahia. A ERTE é uma instituição que funciona há 20 anos em período integral, atendendo a 300 crianças por um período de um mês, 150 de cada vez. Na elaboração desse trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e de campo que visaram uma melhor compreensão acerca da história do modo de organização dessa escola, pois, A ERTE é uma instituição modelo, reconhecida por todos como uma escola freiriana, e como uma das mais prestigiadas escolas residência rurais do país. Considerando o contexto que levou a implantação da ERTE e, mais ainda, considerando as tessituras do quadro social, político e econômico sempre exigiram muita negociação para garantir a existência da escola, nesse artigo prestamos uma homenagem a ERTE falando das urdiduras que levaram tal instituição a ser reconhecida como um espaço contra-hegemônico e de resistência para todos nós, que acompanhamos de perto o formidável trabalho lá executado.

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