Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 12 (2021)

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JUVENTUDES E PROJETO DE VIDA: O PAPEL DA ESCOLA

Maria Aparecida de Oliveira, Joyce Aparecida Batista Mendes

Resumo


Muitos jovens se encontram perdidos quanto à escolha de seus respectivos projetos de vida e a escola deve dar-lhes orientações. Segundo Carrano (2003, p. 110) os jovens compõem agregados sociais com características continuamente flutuantes. Assim, o papel da escola se torna ainda mais complexo, exigindo dos envolvidos dinamismo e olhar constante sobre o contexto atual, tornando-se imperioso o apoio aos jovens, especialmente os do ensino médio. Este trabalho objetiva analisar o papel da escola na orientação sobre o projeto de vida dos jovens estudantes do ensino médio. No Brasil, são 50 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos (AGÊNCIA NOTÍCIAS IBGE, 2020), justificando-se, desse modo, a necessidade de se voltar para essa população, que em sua maioria, encontra-se perdida quanto à escolha de seus projetos de vida. A escola pode dar-lhes apoio e orientações para que estes vislumbrem caminhos a serem trilhados na realização de seus sonhos. Destaca-se que o projeto de vida não é algo engessado, é preciso flexibilidade e abertura ao longo da jornada. Quanto à metodologia, trata-se de revisão de literatura. Conclui-se que a escola tem um papel relevante na orientação dos jovens em seus projetos de vida, colaborando com estes no autoconhecimento e mostrando-lhes as diversas possibilidades que se lhes apresentam na escolha de seus respectivos projetos de vida.

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