Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 12 (2021)

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APRENDER AGORA PARA QUÊ? A MULHER NEGRA NA EJA: SENTIDOS E SIGNIFICADOS

Janes Aparecida Xavier da Silva Neves, Adelice Pereira de Jesus, Jainara de Freitas Araújo Reis Gomes, Wiara de Freitas Araújo Reis Gomes

Resumo


O presente estudo trata-se de um artigo que buscou fazer uma análise sobre as mulheres negras egressas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), das turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental, na perspectiva de identificar os impactos e alcances desta modalidade de ensino para essas mulheres. A problemática da pesquisa inscreve-se em um contexto em que emergem iniciativas de políticas de educação, focalizadas para as mulheres negras na busca por valorização, reconhecimento e empoderamento. Como percurso metodológico, foram analisados documentos orientadores promotores de políticas de igualdade racial e também conteúdos respaldando-se teoricamente em LOURO (1997), SILVA (2005), ARROYO (2005), FREIRE (2002). O debate e a análise empreendidos neste estudo têm por finalidade reiterar a urgente e necessária superação de uma educação que pouco valoriza a mulher negra inserida em uma sociedade machista, racista, sexista e misógina, que emprega à mulher um papel secundário.

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