Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 12 (2021)

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PROFESSORES (AS) DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATUANDO NO SISTEMA ON-LINE: PERCEPÇÕES DE SITUAÇÃO-LIMITE E INÉDITO-VIÁVEL

Helga Valéria de Lima Souza, Carlos Lopes

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar relatório parcial de pesquisa em andamento, discutindo alguns resultados preliminares sobre as percepções dos (as) professores (as) da modalidade de Educação de Jovens e Adultos que atuam no sistema on-line: situação-limite e inédito-viável (FREIRE, 2001). A partir desses dados e análises, apresentam-se a proposição e o processo de aplicação de uma pesquisa qualitativa, em nível de doutorado e ainda em fase de conclusão, que teve como sujeitos da pesquisa os (as) professores (as) atuantes na modalidade EJA, via sistema on-line, antes e durante a pandemia da covid-19, destacando-se os resultados que atenderam aos objetivos de investigar as percepções e atuações dos sujeitos relativas aos conceitos de situação-limite e inédito-viável. Como principais teóricos, foram adotados: Paulo Freire (2001, 2018), com suas análises sobre o (a) professor (a) como ser político, e suas conceituações de situação-limite e inédito-viável; Triviños (1987), para a elaboração e aplicação de questionários, entrevistas e triangulação de dados; e Bardin (2011), para análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicaram um alto padrão na percepção de situações-limites e a realização de ações próximas ao conceito de inédito-viável e ações correspondentes ao conceito de inédito-viável por parte dos sujeitos da pesquisa.

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