Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 12 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FORMAÇÃO DOCENTE E ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Grácia Maria Nolasco Fraga Araújo, Patrícia Novais dos Santos, Edinólia Portela Gondim

Resumo


O presente trabalho apresenta algumas ponderações sobre a formação dos docentes para atuar nas turmas de alfabetização de jovens e adultos, no Estado do Maranhão, tomando por base as seguintes metas: meta 9 do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014) e a meta 10 do Plano Estadual do Maranhão (Lei 10.009/2014), respectivamente. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, teoricamente apoiada no pensamento de autores como: Soares (2002), Arroyo (2014), Pereira e Lima (2017) e, principalmente, no PNE e no PEE. Entendemos que apesar do avanço ocorrido nas duas últimas décadas antes de 2016, a EJA ainda não dispõe de Políticas Públicas substanciais que contemplem a formação de professores.

Texto Completo: PDF