Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 12 (2021)

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EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Ana Débora Costa do Nascimento Mascarenhas, Arlete Ramos dos Santos, Hete Teixeira Leal, Geysa Novais Viana Matias

Resumo


Os movimentos sociais no Brasil tiveram seus primeiros passos dados ainda no Brasil colônia com a luta das classes menos favorecidas como os escravos, a inconfidência mineira, entre outros. No século XIX o movimento feminista também tem sua luta iniciada. Outros movimentos se tornaram mais evidentes no país a partir da década de 1940 e tem uma luta marcada pela busca de igualdade de direitos. Este estudo tem como o objetivo de fazer um levantamento bibliográfico sobre a importância dos movimentos sociais e educação de jovens e adultos no Brasil, e o levantamento do perfil dos educandos do PROEJA no Centro Educacional Territorial de Educação Profissional – CETEP de Vitória da Conquista – BA. Para a sua realização foi realizado uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, seguida de uma entrevista semiestruturada com a gestora da instituição para atender ao objetivo proposto. A metodologia utilizada foi qualitativa, descritiva e exploratória. Os resultados apontam que o perfil dos estudantes do PROEJA do CETEP são pessoas com idade superior a 30 anos, com baixa renda e que buscam a qualificação profissional para adentrar ao mercado de trabalho. Os resultados também apontam que ao longo da história da Educação de Jovens e Adultos, os movimentos sociais tiveram papel importante para a inclusão dessa modalidade de ensino na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Também se constatou que a EJA continua arraigada a um modelo de educação voltado para os interesses do capital.

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