Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 12 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O ACOMPANHAMENTO DOS DESAFIOS PEDAGÓGICOS NA EJA, DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA

Adriana de Mello Amorim Novais Silva, Luciana Amorim de Oliveira

Resumo


Este artigo tem como objetivo trazer reflexões sobre a importância da formação continuada para docentes que atuam na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), considerando as peculiaridades que envolvem essa modalidade de ensino, assim como, os sujeitos que dela participam, pois a EJA é uma modalidade de ensino destinada a atender aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à escolarizacao na idade apropriada, o que atribui a EJA períodos e propostas diferenciasdas do ensino regular, exigindo assim, uma formação diferenciada e contínua para os profissionais que trabalham com essa modalidade, de maneira que estes estejam preparados para lidar com as especificidades dessas proposta. Com auxilio de autores que estudam sobre a formação de professores e a importancia da formação continuada, analisou-se diálogos dos professores (as) que lecionam nesta modalidade. Percebeu-se a necessidade da formação em educação para pessoas jovens, adultas e idosas pelos professores(as) para o entendimento da concepção de educação para esta modalidade.

Texto Completo: PDF