Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A COMPETÊNCIA LEITORA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O (NÃO) LUGAR DA LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Wandréa Cosme Silva Santos, Marciglei Brito Morais

Resumo


Este artigo apresenta reflexões da experiência docente com o intuito de contribuir com a prática de ensino-aprendizagem da leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da literatura, tendo como referência a intertextualidade literária. Apresenta como problemática de análise a inserção da literatura no processo de letramento em uma perspectiva de aprendizagem libertadora e crítica. Objetiva destacar as dificuldades enfrentadas pelos professores de Língua Portuguesa no processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita, bem como refletir sobre a intertextualidade literária como instrumento de trabalho de intervenção pedagógica para desenvolvimento da competência leitora dos estudantes. Trata-se de uma análise da atuação como professora de estudantes do Ensino Médio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade EJA (PROEJA) de Jequié-Bahia. As reflexões são fundamentadas nos pressupostos dos estudos de Paulo Freire (1989, 1996), Bakhtin (1992), Bunzen e Mendonça (2006) e Rildo Cosson (2014), bem como documentos referenciais do PROEJA e documentos normativos da educação básica brasileira. As discussões visam contribuir com a reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem, na instrumentalização docente para uma ação pautada no enfrentamento de desafios cotidianos no ensino de Língua Portuguesa, intervindo de forma estratégica para contribuir com uma aprendizagem significativa e apontar novos percursos de intervenção, confluindo para uma prática pautada na ação-reflexão-ação. Neste sentido, visa suscitar a inovação desta prática e dos conteúdos trabalhados, vislumbrando-se a possibilidade de proporcionar ao estudante caminhos mais efetivos para o seu aprendizado e o domínio da competência leitora.

Texto Completo: PDF