Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11 (2021)

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FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PRÁTICAS ESCOLARES

Stéfanie Santos Novaes, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio

Resumo


Esse artigo apresenta algumas considerações a respeito da formação docente, do estágio supervisionado e das práticas escolares e tem como objetivo compreender as transformações ocorridas no cenário educacional que influenciam na formação dos professores. Para atender as exigências da pesquisa e para melhor elucidar o estudo proposto, realizou-se o levantamento teórico de artigos que abordam sobre a temática, com base na contextualização histórica do campo educacional e o diálogo com autores: Callai (2001), Libâneo (1994), Nóvoa (1999, 2007, 2009), Pontuschka (2009) Saviani (2009), Tardif (2013, entre outros. O texto aborda sobre a formação docente, desde Comenius no século XVII e a criação das escolas normais no século XIX, e ressalta que ser docente é interagir com a comunidade escolar e refletir, cotidianamente, acerca da sua prática, destacando o estágio supervisionado como uma etapa importante nos cursos de licenciatura. A Geografia enquanto ciência social busca estudar, analisar e compreender o espaço geográfico construído e transformado pelo homem em suas diversas interações e como componente curricular formativo prepara o aluno para o exercício da sua cidadania ao abordar as questões sociais. Assim, foi possível compreender as diversas transformações no cenário educacional e os impactos gerados na formação docente e na atuação do professor, sendo necessário, ainda na formação, estabelecer uma relação entre a teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem, como uma maneira de possibilitar um ensino satisfatório e uma atuação docente de qualidade, que priorize a aprendizagem do aluno.

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