Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11 (2021)

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AGROECOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA DIVULGAÇÃO DA QUÍMICA NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE MÉDIO DA BAHIA

Marta Brito da Silva, Diego de Sousa Macedo, Wesley Amaral Vieira

Resumo


O campus da UESB em Itapetinga-BA conta com cinco cursos de graduação na área de Ciências Naturais e possui grande relevância no Território de Identidade do Médio Sudoeste (TIMS) da Bahia. Contudo, quando comparamos os dados dos vestibulares de 2015 a 2019, todos os cursos apresentaram queda no número de inscritos e consequente diminuição na relação candidato/vaga. Nesse sentido, a fim de promover o interesse dos estudantes da rede pública estadual e federal de ensino no TIMS pelos cursos da área de ciências naturais da UESB, entre os quais a licenciatura e o bacharelado em Química tiveram ênfase; foi realizado o projeto de extensão “CIÊNCIAS NATURAIS NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE MÉDIO SUDOESTE DA BAHIA: da UESB para a escola, e da escola pra UESB”. Neste, palestras tratando a agroecologia como instrumento para divulgação da Química no Território de Identidade Médio Da Bahia, relacionando os princípios agroecológicos aos conteúdos curriculares do ensino médio. Assim, foi possível perceber que de modo geral os alunos têm interesse em conhecer os cursos de Química da UESB, sua dinâmica, o que se estuda, possibilidades de trabalho na área, entretanto, têm um conceito pré-estabelecido de que são cursos difíceis e também que não têm um retorno financeiro elevado.

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