Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

TIROCÍNIO DOCENTE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA II

Maiane Fonseca Santos, Luciana Amorim de Oliveira, Geisa Flores Mendes

Resumo


Este artigo tem como objetivo relatar as experiências nas atividades do tirocínio Docente na Educação superior, que se caracteriza como um estágio obrigatório para os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O referido estágio de docência foi realizado na Disciplina de Metodologia e Prática de Ensino de Geografia II, em uma turma do IV semestre do Curso de Licenciatura em Geografia da UESB, campus de Vitória da Conquista - BA. Durante as aulas foram desenvolvidas diversas atividades tais como: Rodas de conversa, contrução e socialização do diário de bordo, visitas, observações, planejamento de aulas e monitorias didáticas. As experiências adquiridas proporcionaram reflexões sobre o papel do professor no ensino superior em um curso de licenciatura e o compromisso inerente à docência, diante da responsabilidade de formação de licenciandos que serão futuros professores. Foi possível perceber a relevância das atividades práticas para a formação dos graduandos e o amadurecimento que o contato com a escola pode proporcionar, sobretudo, por promover a interação entre teoria e prática.

Texto Completo: PDF