Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11 (2021)

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A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR

Luana Santos da Silva, Jaciara Souza de Oliveira, Catiana Nogueira dos Santos, Fábio Brum

Resumo


A proposta desse artigo é abordar o trabalho do Psicopedagogo e suas contribuições para a escola. A pergunta que norteia a nossa pesquisa é: Como o psicopedagogo tem contribuído para o trabalho do professor? O objetivo dessa pesquisa foi observar como esse profissional tem contribuído com o trabalho docente. Para se alcançar esse objetivo foi necessário: 1. Realizar uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias dessa pesquisa, a saber: Psicopedagogia e Escola; 2. Investigar como os professores têm compreendido o papel do Psicopedagogo; e 3. Compreender, a partir do olhar desses professores, como este profissional tem contribuído com o trabalho do professor. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa e os dados foram analisados a partir da aplicação de questionários direcionados a professores do Ensino Fundamental I e que, em 2018, possuíam alunos que são acompanhados por um psicopedagogo. O resultado dessa pesquisa demonstrou que o papel do psicopedagogo é de fundamental importância para a instituição escolar e que sua atuação tem contribuído com o trabalho do professor com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.

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