Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11 (2021)

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GÊNERO ORAL SEMINÁRIO: UMA PROPOSTA A PARTIR DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Jaqueline Tatiane Carvalho Oliveira, Siomara Castro Nery, Marizéte Silva Souza

Resumo


O presente artigo objetiva apresentar uma proposta de sequência didática (SD) para estudo do gênero textual oral Seminário voltado para séries finais do ensino fundamental II. Trata-se de uma abordagem qualitativa que, partindo de pesquisa bibliográfica, completa-se pela apresentação de uma proposta de intervenção. Para fundamentar essa proposta de intervenção, selecionamos o aporte teórico de autores como Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004 e 2010), Marcuschi ( 2008 e 2015), Bronckart (2007) dentre outros e dividimos a produção nas seguintes etapas: na primeira etapa desenvolvemos uma abordagem reflexiva em relação ao gênero textual e tipo textual; na segunda, realizamos uma análise do tratamento dado aos gêneros textuais orais nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental; na terceira etapa tratamos especificamente do contexto histórico e da evolução do gênero seminário como uma abordagem de ensino; na quarta etapa apresentamos a sequência didática proposta por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), a qual usamos como modelo para o desenvolvimento da presente construção; e, finalmente na quinta etapa descrevemos a proposta de intervenção da SD com foco no gênero textual seminário para ser aplicada em sala de aula. Esperamos colaborar para o fortalecimento da autonomia dos alunos no enfrentamento de suas diferenças sociais, econômicas e culturais, de modo que obtenham as condições e ferramentas para aprimorar a própria consciência crítica, formando ideias com diferentes conhecimentos e fontes de informações.

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